sexta-feira, 25 de março de 2011

Fique atento ao prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda. Evite multas.

  Cristiana Lima Matos

Todo ano a história se repete na hora de fazer a declaração de imposto de renda. Seja por falta de tempo, correria do dia-a-dia ou mania característica da maioria dos brasileiros de deixar tudo para última hora.
O prazo de entrega começou em 1º de março e termina dia 29 de abril. O contribuinte deve ficar atento ao prazo estabelecido, pois a multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. As principais mudanças ocorridas são as novidades gráficas disponível no novo programa e correção na tabela de imposto de renda. Deve declarar o contribuinte que teve rendimentos tributáveis anual superior a R$ 22.487,25 em 2010.
Em Sete Lagoas a Delegacia da Receita Federal atende 72 municípios está situada na Avenida Renato Azeredo, nº433. Conforme dados da Receita, esse ano definitivamente é o fim do formulário de papel. Portanto as declarações de IRPF2011 serão feitas por via digital, devendo ser preenchida e enviada pela internet, com a utilização do programa Receitanet, ou pode ser apresentada em disquete, nas agências do Banco do Brasil S.A. ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu expediente bancário.
A Receita Federal recebeu até as 17h do dia 10 de março 2011, mais de um milhão de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. A expectativa da receita é que cerca de 24 milhões de pessoas entreguem a declaração este ano.
Se você deseja economizar e evitar correr o risco de encontrar uma conexão congestionada não deixe para última hora. Uma vantagem em declarar seu imposto mais cedo é que quanto antes declarar, maiores são as chances de entrar nos primeiros lotes de restituição, sem contar que se eventualmente surgir algum problema após o envio, você poderá contar com uma opção de retificar os dados, para não cair na malha fina.
Uma dica importante para quem deseja ter boa parte do imposto restituído é guardar recibos e notas fiscais durante o ano para que todas as possíveis despesas sejam deduzidas. Apesar de não se tratar de um montante muito significativo, todo o "dinheiro extra" que aparece no nosso orçamento é sempre bom, principalmente nesse período do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Completo Exercícios Resolvidos

Livro Completo Exercícios Resolvidos
CLIQUE NO LIVRO PARA BAIXAR

Você empreendedor estudante ou empresário..

O livro Microeconomia pode orientar você sobre os três ingredientes básicos que determinam o sucesso da economia noções de: maximização, equilíbrio e eficiência.