sexta-feira, 11 de março de 2011

Desta vez o vilão dos gastos foi o carnaval

Cristiana Lima Matos
Jornal Notícias Sete Lagoas

O carnaval já passou e sem sombras de dúvidas para algumas pessoas o ano se inicia agora. A verdade mesmo é que passou o período de grandes comemorações e ainda temos lembranças dos gastos de natal, impostos, viagens de férias, material escolar. Quem caiu nas tentações de comprar parcelado, ou dividir em parcelas os impostos conhece bem essa realidade.
Desta vez o vilão dos gastos foi o carnaval, quem se empolgou com o carnaval ultrapassando a matemática básica das finanças pessoais ‘gaste menos do que você ganha’, vai ter que ‘sambar’ para garantir o equilíbrio financeiro. Mas nada de ficar se lamentando, o bom da vida é curtir os bons momentos que ela nos proporciona e lazer faz parte da nossa vida. O problema é que a maioria das pessoas preocupa com os gastos mais próximos e palpáveis do dia a dia, esquecendo de incluir gastos extras no orçamento, e isso é fatal para o descontrole das finanças pessoais.
Veja bem administrar suas finanças pessoais poderá lhe render vários benefícios, essa atitude é o principal segredo para quem deseja alcançar as metas que envolvem dinheiro, ao longo do ano. Por mais controlado que você seja é provável que nesse período tenha cometido excessos em seus gastos.
Uma forma simples e ideal para quem deseja sair das dívidas é
criar uma planilha ou usar um caderno para as anotações separando as contas por categorias: habitação, saúde, alimentação, educação, transporte, lazer, e outros. De acordo com a realidade de cada pessoa.
Após comece a atividade de lançar despesas e receitas diariamente ou semanalmente, como preferir. O importante é manter esse controle sempre atualizado.
No fim do mês some todo seu gasto do período e veja quanto sua renda mensal foi comprometida. Comece a analisar quais gastos podem ser eliminados, substituídos ou reduzidos. Você poderá concluir que alguns gastos podem e devem ser eliminados ou reduzidos. Evite financiamentos com juros, opte sempre que possível comprar à vista.
O cartão de crédito é uma ferramenta importante principalmente para ocasiões especiais, ele oferece inúmeros benefícios, mas também é uma arma na mão de quem não sabe usar corretamente. Tente deixar o cartão de crédito apenas para parcelamentos maiores, evite atrasos ao efetuar pagamentos, pois quanto mais tempo você demorar a pagar maior será sua dívida, jamais caia nas tentações de pagar a parcela mínima.
Se já estiver em atraso não perca tempo, procure manter contato com a prestadora do seu cartão faça um acordo para efetuar o pagamento do saldo devedor, cuidado também com o uso do cheque especial, uma vez que suas taxas são elevadas Finalmente acredite no poder da administração das finanças pessoais, depois de colocar em ordem toda a situação financeira, adquira o hábito de planejar seus gastos, assim você poderá passar essa fase do ano e diversos carnavais sem se preocupar com as dívidas posteriores.

2 comentários:

  1. Cris você está de parabéns!! Está publicação está no jornal Notícia daqui rsr
    quem sou eu em rsrsr!!


    Wanderson Albano

    ResponderExcluir
  2. rss.. que bom que vc leu..
    agora estou escrevendo para o jornal Noticias..
    Obrigada...

    ResponderExcluir

Livro Completo Exercícios Resolvidos

Livro Completo Exercícios Resolvidos
CLIQUE NO LIVRO PARA BAIXAR

Você empreendedor estudante ou empresário..

O livro Microeconomia pode orientar você sobre os três ingredientes básicos que determinam o sucesso da economia noções de: maximização, equilíbrio e eficiência.