segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Comece bem o ano.. VEJA ALGUMAS DICAS LEGAIS.. IPVA IPTU

Cristiana Lima Matos

Existe algo melhor que começar um novo ano com muita determinação, disposição e energias recarregadas depois de curtir a virada do ano com amigos e familiares, fogos de artifício, sem falar da casa cheia e a alegria de curtir as férias escolares onde a criançada faz a festa?
 

Bom como o ditado diz: “tudo que é bom dura pouco”!

Na verdade, existem coisas que nós devemos determinar quanto tempo vai durar, mesmo quando no fundo, queríamos que tivesse durado mais, por exemplo: as férias, feriados, um beijo apaixonado.
Saiba é somente um simples exemplo, uma forma de demonstrar que nós podemos ter controle sobre as atividades do nosso dia a dia mesmo quando envolvem emoções. Senão imagine o beijo apaixonado e as férias na praia com um enorme calor e uma cerveja gelada. Como seria? Você voltaria ao trabalho?       
Bom eu voltaria e acredito que você também. Pois temos uma grande aliada a nós. “A famosa responsabilidade.” Mas agora falando de responsabilidade amigos, o assunto ficou sério. E vamos ao que interessa.
Economicamente falando, começou o ano, e mal começou você não pode esquecer que existem gastos extras nesse período. Alguns impostos começam a ser recolhidos em janeiro, como o IPTU e o IPVA, e ainda o material escolar que é um gasto típico deste período, com a volta às aulas. Contudo, é preciso se planejar para não se enrolar, ou seja, educação financeira deve entrar em ação, se você pensa em iniciar o ano com pé direito em relação a sua vida financeira.
Bom a dúvida mais comum é com relação ao pagamento dos impostos: o que é mais vantajoso, à vista ou parcelado? 
Para ajudar você a decidir, separei algumas dicas super interessantes  da (FEBRABAN) que encontrei num site.

Fique atento (a)   CONSULTE SEU IPVA 
Clique aqui






Se para você, ter um carro ou uma moto própria é um sonho realizado, que felicidade! Porém, vale lembrar que no início do ano, você precisa pagar o IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Informe-se sobre todas as formas de pagamento e escolha a melhor opção para o s    Se para você , ter um carro ou uma moto própria é um sonho realizado, que felicidade! Porém vale lembrar que no início do ano, você precisa pagar o IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Informe-se sobre todas formas de pagamentos e escolha a melhor opção para seu bolso.   
Pagamento à vista. Essa opção é boa se você possui todo dinheiro necessário para o pagamento do imposto em janeiro e não irá atrasar as outras contas do mês, assim você pode receber um desconto de cerca de 3% no valor do IPVA. Vale lembrar que o desconto para pagamento à vista varia de estado para estado. Aqui em MG, a escala de vencimentos do IPVA 2011 inicia em 17 de janeiro e termina em 31 de março, para todos os veículos automotores rodoviários usados, variando de acordo com o final da placa.O prazo para pagamento da primeira parcela ou à vista com desconto é de 17 a 28 de janeiro, conforme o final da placa. Para calcular o valor devido após o vencimento, com os acréscimos legais, você pode recorrer às agências bancárias credenciadas ou às unidades de atendimento da SEF/MG, ou emitir a guia de arrecadação, por intermédio de aplicativo disponível na internet. 
Parcelar em 3x sem juros. Se você não possui o dinheiro total ou não se planejou para o pagamento a vista, você pod parcelar o IPVA em até três vezes. Como os juros do cheque especial na maioria dos casos são maiores que os descontos dados no pagamento do IPVA não vale a pena contrair a dívida para pagar um valor menor no imposto. Mas lembre- se se você parcelar o IPV, anote na sua tabela Mês a Mês o valor das parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março.  
Pagar de uma vez só, em fevereiro. Se o orçamento de janeiro já estiver sobrecarregado, você pode optar pelo pagamento do IPVA, de uma vez, em fevereiro. Porém, essa opção não dá direito ao desconto. Portanto é preciso avaliar bem suas contas antes de decidir. 
Fuja dos atrasos no pagamento. Fique de olho na data de vencimento do boleto, pois caso você atrase o pagamento do seu IPVA, terá que arcar com uma multa de 20% do valor do imposto mas os juros mensais (taxa selic). Este é um gasto desnecessário. que deixa seu orçamento ainda mais pesado. Se você deixar de pagar o IPVA, não poderá fazer o licenciamento obrigatório e ainda corre o risco de ter seu veículo apreendido.
O IPVA 2011 será 7% mais barato na média para os proprietários de veículos automotores de MG em 2011.



O IPTU  Imposto  sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, é outro imposto que também é cobrado em janeiro. Por isso, também deve estar na sua lista de pagamentos dessa época.

Para ajudar a decidir o que é melhor para você, separamos algumas dicas:

· Verifique qual o desconto se você pagar à vista. Esse desconto pode variar de 6% a 50%, conforme o município. Em geral, quanto menos gente morar na cidade, como aquelas cidades de praia que ficam vazias fora do verão, maior o desconto.

· Como pagar à vista? Para pagar a vista, basta você quitar o valor total do imposto até a data de vencimento da primeira parcela.

· Parcele o pagamento. Saiba que você também pode dividir o IPTU em até 10 vezes sem juros. Caso escolha essa opção, não se esqueça de anotar na sua Tabela Mês a Mês o valor das parcelas e os meses em que elas devem ser pagas.

O IPTU, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, é outro imposto que também é cobrado em janeiro. Por isso, também deve estar na sua lista de pagamentos dessa época.

Verifique qual o desconto se você pagar à vista. Esse desconto pode variar de 6% a 50%, conforme o município. Em geral, quanto menos gente morar na cidade, como aquelas cidades de praia que ficam vazias fora do verão, maior o desconto.
Como pagar à vista? Para pagar a vista, basta você quitar o valor total do imposto até a data de vencimento da primeira parcela.
Parcele o pagamento. Saiba que você também pode dividir o IPTU em até 10 vezes sem juros. Caso escolha essa opção, não se esqueça de anotar na sua Tabela Mês a Mês o valor das parcelas e os meses em que elas devem ser pagas. 
Verifique possíveis isenções. Talvez você não saiba, mas existem pessoas que não precisam pagar o IPTU. Proprietários de um único imóvel que sejam responsáveis por pessoas com deficiência permanente, aposentados ou pensionistas que ganham menos de 2,5 salários mínimos podem pedir isenção do pagamento do IPTU. Mas, para isso, é preciso fazer um cadastro até o final de novembro do ano anterior. Esse cadastro deve ser feito na Prefeitura ou na Secretaria Municipal de Finanças da sua cidade.
Se para você, ter um carro ou uma moto própria é um sonho realizado, que felicidade! Porém, vale lembrar que no início do ano, você precisa pagar o IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Informe-se sobre todas as formas de pagamento e escolha a melhor opção para o seu bolso.

· Pagamento à vista. Essa opção é boa se você possui todo o dinheiro necessário para o pagamento do imposto em janeiro e não irá atrasar as outras contas do mês, assim você pode receber um desconto de cerca de 3% no valor do IPVA. Vale lembrar que o desconto para pagamento à vista varia de estado para estado.

· Parcelar em 3x sem juros. Se você não possui o dinheiro total ou não se planejou para o pagamento à vista, você pode parcelar o IPVA em até três vezes. Como os juros do cheque especial na maioria dos casos são maiores que os descontos dados no pagamento do IPVA, não vale a pena contrair a dívida para pagar um valor menor no imposto.
Mas lembre-se: se você parcelar o IPVA, anote na sua Tabela Mês a Mês o valor das parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março.

· Pagar de uma vez só, em fevereiro. Se o orçamento de janeiro já estiver sobrecarregado, você pode optar pelo pagamento do IPVA, de uma vez, em fevereiro. Porém, essa opção não dá direito ao desconto. Portanto é preciso avaliar bem suas contas antes de decidir.

· Fuja dos atrasos no pagamento. Fique de olho na data de vencimento do boleto, pois caso você atrase o pagamento do seu IPVA, terá que arcar com uma multa de 20% do valor do imposto mais os juros mensais (taxa Selic). Este é um gasto desnecessário, que deixa seu orçamento ainda mais pesado, portanto, planejamento é fundamental.

· Evite as punições de quem não paga. Se você deixar de pagar o IPVA, não poderá fazer o licenciamento obrigatório e ainda corre o risco de ter seu veículo apreendido.

· Nota Fiscal Paulista. Se você mora no estado de São Paulo, saiba que o dinheiro arrecadado pelo uso da Nota Fiscal Paulista pode ser usado no abatimento do IPVA.
PESQUISE  SEU IPVA . 

Não existe nada mais especial que os filhos, não é mesmo? Se você tem filhos em idade escolar, sabe bem que nessa época os gastos podem pesar um pouco no orçamento. Fazer uma lista com os itens que você precisa comprar, como matrícula, uniforme e material escolar, pode ajudar você a se organizar e evitar os gastos desnecessários.

Livros didáticos, por exemplo, algumas escolas dão aos alunos, mas outras fornecem os nomes dos livros junto à lista de materiais de papelaria, como estojo, lápis, caneta, caderno etc.

O preço dos livros é tabelado e, a menos que a escola tenha um “banco de livros” – cuja iniciativa de montagem pode partir dos pais de alunos – a melhor maneira de economizar é com os materiais de papelaria.

· Pesquise antes de comprar. O preço pode variar muito de uma loja para outra. Compare os preços e peça desconto.  

· Compare os preços pela internet. Aproveite para pesquisar as lojas online, mas não se esqueça de verificar o valor do frete. Em alguns sites, dependendo do valor da compra, o frete pode sair de graça. Por isso, converse com vizinhos e parentes, e se alguma loja virtual oferecer bons preços, uma ótima opção é juntar todos os pedidos em uma única compra e dividir o frete, caso ele não saia de graça.

· Evite levar seus filhos para comprar material junto com você. As crianças costumam ficar atraídas pelas coisas mais bonitas, mas nem sempre são as mais em conta.

· Compre em grandes quantidades. Compras feitas em lojas que permitem a venda por atacado podem ser bem mais baratas. Para isso, aproveite a mesma dica das compras online: compre junto com outras pessoas.

· Comprar material fora da época. Uma boa dica é comprar material em outras épocas do ano e deixá-lo guardado até o início do próximo ano letivo. O preço de alguns artigos chega a triplicar entre novembro e março.

· Verifique se é possível substituir peças oficiais do uniforme. Veja com a escola se é possível trocar as calças oficiais do uniforme por outras similares da mesma cor. Às vezes, a escola permite, mas não informa os pais, para incentivar a compra do uniforme oficial.

· Veja se é possível ter desconto na matrícula. Algumas escolas dão desconto na matrícula para dois ou mais irmãos que sejam alunos ou quando se indica outro aluno para a escola. Existem escolas que também dão desconto em matrícula paga com certa antecedência. Fique de olho nas datas.


Pesquise antes de comprar. O preço pode variar muito de uma loja para outra. Compare os preços e peça desconto.
Compare os preços pela internet. Aproveite para pesquisar as lojas online, mas não se esqueça de verificar o valor do frete. Em alguns sites, dependendo do valor da compra, o frete pode sair de graça. Por isso, converse com vizinhos e parentes, e se alguma loja virtual oferecer bons preços, uma ótima opção é juntar todos os pedidos em uma única compra e dividir o frete, caso ele não saia de graça.
Evite levar seus filhos para comprar material junto com você. As crianças costumam ficar atraídas pelas coisas mais bonitas, mas nem sempre são as mais em conta.
Compre em grandes quantidades. Compras feitas em lojas que permitem a venda por atacado podem ser bem mais baratas. Para isso, aproveite a mesma dica das compras online: compre junto com outras pessoas

Fonte: Meu bolso em Dia - FEBRABAN
.

Se for pagar o IPTU ou IPVA, será interessante dar preferência pagar a vista é que, como qualquer compra parcelada, seu orçamento vai ficar preso ao pagamento das parcelas nos meses seguintes. Uma alternativa seria guardar parte do 13º salário para estes gastos do começo do ano.Mas é claro, se seu orçamento não permitir o pagamento à vista, um bom planejamento pode fazer uma enorme diferença, especialmente nesses gastos inevitáveis.  No caso do material escolar não abra mão da pesquisa de campo,se estiver a procura  por um preço melhor. Uma boa dica é comprar material em outras épocas do ano e deixá-lo guardado até o início do próximo ano letivo. O preço de alguns artigos chega a triplicar entre novembro e março.Você pode baixar a planilha de custos, disponível aqui no blog, é muito simples de usar, ou faça seu controle anotando sempre seus gastos e sua receita em busca de um orçamento flexível.  
link para artigo.

PLANILHA DE CUSTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Completo Exercícios Resolvidos

Livro Completo Exercícios Resolvidos
CLIQUE NO LIVRO PARA BAIXAR

Você empreendedor estudante ou empresário..

O livro Microeconomia pode orientar você sobre os três ingredientes básicos que determinam o sucesso da economia noções de: maximização, equilíbrio e eficiência.